.anitnelav

 
Katılım: 15.03.2007
"Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação."
Sonraki seviye: 
Points needed: 37
Son oyun
Domino

Domino

Domino
3 yıl 30 gün önce

E tudo recomeça...

Daqui a algumas horas é dia de Reis Magos; não sou religiosa mas gosto dos símbolos, do significado que as coisas têm e, apesar de ter montado poucas árvores de Natal, sempre me lembro que dia 06/1 é o dia de desmontá-las.
Entendo esse ato como "acabaram os festejos", porém acho natural pensar (e desejar) que a magia dessa época permaneça até o próximo Natal, quando tudo reinicia...
Hoje, em conversa com um "sábio amigo" perguntei onde foi parar o espírito de solidariedade, paz e harmonia, típico desta época, ao que ele respondeu com muita sabedoria: "volta daqui a 350 dias".
Fiquei pensando nessa resposta e no quão bravas as pessoas ficam quando o "comportamento natalino" é criticado. Mas afinal, pq essa braveza não se transforma em "tudo de bom", em respeito?
 

16440457_2au1N.jpeg

 
 
 
Que neste dia desmontemos nossas árvores e desarmemos nosso espírito, fazendo de conta que todo dia é dia de "magia".
 
 
 
Apenas a título de curiosidade, pesquisei sobre essa data, é legal saber o porquê das coisas:
 
O Dia de Reis, segundo a tradição crista, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológico, foram três  Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Na França (agora também noutros países) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.

Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc...

No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

fonte: Wikipédia

--

Insista, persista, não desista!

Valentina