Quando você tem um relacionamento significativo com alguém, uma conexão é criada entre você e a outra pessoa. Um cordão é conectado entre vocês. Um cordão saudável é benéfico, pois cria um relacionamento saudável e forte. No entanto, surgem problemas quando as energias negativas entram no cordão e começam a afetar ambas as pessoas. Através deste cordão de apego, os padrões de emoções, pensamentos e comportamentos circulam. Sempre que você pensa nessa pessoa, você tem uma reação física e/ou emocional negativa, como raiva, medo, humilhação, fadiga, pensamentos obsessivos, ódio, confusão, dor de amor e traição. Você pode sentir sua energia sendo drenada, roubando sua felicidade, paz de espírito e até mesmo a sua saúde.
Então, se um relacionamento termina, o relacionamento energético ainda está lá, apesar do tempo passado. E mesmo que você possa estar fisicamente separado agora, você ainda está muito conectado a eles energicamente. Assim, a mesma dinâmica de energia está acontecendo (drama, dor e sofrimento), mesmo que conscientemente você possa pensar que o relacionamento esteja concluído. Isso pode drenar sua energia e pulsar no seu corpo emocional, dependendo de onde os cordões estão localizados. É por isso que muitas pessoas continuam a pensar constantemente sobre o seu ex-parceiro e sentir a dor de eventos passados.
Há uma nítida melhora nos relacionamentos, devolvendo tudo que não te pertence, melhora o nível de energia, há uma sensação de liberdade e de ter se livrado de um fardo pesado.
Os cordões energéticos não se vão até que você aprenda as lições que as outras pessoas estão lhe ensinando. A própria razão pela qual a pessoa veio em sua vida. Uma vez que você aprendeu a lição, o cordão pode então ser cortado e seu relacionamento com essa pessoa terminará ou apenas mover-se-á no relacionamento normal… Sem o constante drama, dor, sofrimento ou relação amor/ódio.
Muitas pessoas têm receio de ficarem sozinhas, sem um parceiro ou uma parceira, e acabam se conformando com relacionamentos vazios ou com o sentimento de inferioridade e com a sensação de terem falhado na missão de encontrar uma pessoa para caminhar junto.
Quando se aproxima o dia 12 de junho, os casais passam a ser o tema central dos anúncios publicitários e reportagens. Muitas lojas e restaurantes adotam uma decoração temática e lançam promoções para serem aproveitadas a dois.
É comum que as pessoas descontentes com a própria situação, estejam elas solteiras ou em um relacionamento, nessa época do ano fiquem tristes ou revoltadas. Toda a exposição e valorização do amor romântico torna o desconforto mais evidente e transforma um pequeno incômodo em tristeza ou raiva.